A adaptação é o momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e as atividades, sentindo-se cada vez mais segura.
Antes do início das aulas, na reunião de pais, fazemos uma entrevista com os responsáveis para compor uma ficha com informações detalhadas sobre cada criança. Esse encontro também é uma oportunidade de criar um vínculo entre a instituição e a família e dar maior segurança aos pais. Nesse momento, é importante levantar questões sobre: brincadeiras preferidas, medos, quem está presente no cotidiano da criança, quanto tempo ela costuma passar com os pais, além de cuidados especiais em relação à saúde e alimentação. Com essas informações, fica mais fácil planejar atividades de acordo com os interesses e experiências das turmas.
Os pais são essenciais nesse processo. A integração entre família e escola deve acontecer desde o começo. Na escola, é importante que algum familiar acompanhe o pequeno o tempo todo nos primeiros dias, para não deixá-lo sem referência e assim prolongar uma adaptação mais sofrida.
Este momento costuma ser regado a choro e negação da separação. Para evitá-lo, alguns pais aproveitam a distração dos filhos para irem embora despercebidos. Cuidado com esse tipo de atitude: no momento em que a criança percebe que está sozinha, o choro vem acompanhado de um sentimento de abandono e desespero.
A despedida é fundamental para a adaptação. "Por mais difícil e doloroso que seja para ambos, construir uma relação com os filhos pautada na confiança e na honestidade é sempre melhor. A clareza da despedida é saudável e necessária.
Se a familia encarar a entrada na escola como algo positivo, que gera autonomia, crescimento, amadurecimento e ajuda na socialização, será ótimo para todos. Se for vivenciada como culpa pelo abandono, será difícil para todos.
Os pais devem preparar a ida para a escola com observações como: você vai brincar fazer coisas que não faz em casa, fazer novos amiguinhos, pintar, ir ao parquinho, etc. Depois você conta tudo pra mamãe (ou pro papai). “Quando a criança sabe que poderá contar tudo aos pais, sente-se mais segura, forte e participativa” .
O Planejamento é um momento muito importante que possibilita ao professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, por issso é feito continuamente, onde o professor não somente direciona os conteúdos a serem aprendidos, mas faz um processo de acompanhamento para diagnosticar os avanços e dificuldades dos alunos da turma e individual, já que é fundamental o professor levar em consideração as peculiaridades e as especificidades de cada criança, onde cada uma tem o seu modo de agir, pensar e sentir.
O professor planeja as atividades de acordo com a faixa etária e as informações recebidas nas entrevistas com os familiares. As propostas podem ser simples, o importante é que não sejam muito diferentes das que farão parte do dia a dia das crianças ao longo do ano, para evitar expectativas frustradas.
Roda de histórias, roda de conversa, atividades com pintura, massa de modelar e transformações, brincadeiras ao ar livre com areia, terra ou barro são atraentes para as crianças maiores. Para os menores, é preciso focar nos cuidados essenciais e na manutenção da sua rotina.
Levar algo produzido na escola para casa, como um desenho ou uma massinha, é interessante, porque faz com que a criança fortaleça o vínculo entre os dois ambientes.
Os momentos de higiene pessoal são tão importantes quanto as demais atividades da rotina, pois além de contribuírem para o bem-estar e a saúde ,são oportunidades de relação entre a criança e o adulto e, portanto ,são permeados de afetividade.
As trocas são realizadas pela estagiária que utiliza luvas descartáveis e, em seguida lavas as mãos e os antebraços.
Cada criança é única e precisa ser acompanhada individualmente. Normalmente, qualquer tentativa antes dos 2 anos e meio a 3 anos pode ser frustrante para todos.
Observamos neste processo três fases distintas para saber qual o momento de iniciar o “treinamento” e não o “condicionamento”:
1ª fase → a criança consegue te avisar que fez;
2ª fase → a criança consegue te avisar que está fazendo;
3ª fase → a criança consegue te avisar que quer fazer.
Obs. O que os pais adotarem em casa precisa ser feito na escola e vice versa.
Embora seja comum a ocorrência nas turmas de educação infantil, mais especificamente nas turmas do maternal (crianças com aproximadamente dois anos de idade), a equipe está sempre alerta, desenvolvendo um trabalho junto com a turma, no sentido da prevenção, para evitar que ocorra. Mas, em caso de ocorrência são tomadas as atitudes de trabalho com as crianças envolvidas e os pais são comunicados sobre o ocorrido.
A Educação Física, no ensino fundamental ou no médio se mostra como um elemento socializador, capaz de aproximar alunos em torno de um nobre objetivo: a prática de esportes. Por tanto, devem ser oferecidas várias modalidades durante o ano, dando condições para que o aluno possa se adequar dentro delas.
Oferecemos fora da matriz curricular, como aula extra, modalidades esportivas mais apreciadas por eles, até duas por ano, onde podem fazer as duas. Pois são colocadas em horários diferentes. Nosso Núcleo Esportivo possui duas modalidades, voleibol e futsal.
Sim, no Núcleo esportivo os alunos podem participar das duas modalidades, voleibol e futsal.
É obrigatório apresentar o atestado médico, em especial para treinamentos, competições e torneios esportivos. Além de ser obrigatório, o atestado médico deve conter informações esclarecedoras acerca das restrições as quais a criança esteja sujeita (isto para o caso da criança apresentar alguma restrição médica).
De acordo com o artigo 26, a Educação Física está integrada à proposta pedagógica do Colégio. É componente curricular obrigatório da educação básica previsto na LDB/96. Faz parte de uma disciplina integradora e se tornou importante na formação intelectual, moral e física do aluno.
De acordo com a LDB/96 reprova sim, mas existem muitos questionamentos a respeito. Na implementação da terceira LDB em 1996, a disciplina de Educação Física ganhou destaque, deixou de fazer parte de uma disciplina integradora e se tornou importante na formação intelectual, moral e física do aluno. De acordo com o artigo 26, a Educação Física está integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa apenas nos cursos noturnos. Sendo assim, a Educação Física reprova sim.
Núcleo esportivo, é uma escola de treinamento esportivo nas modalidades de voleibol e futsal, visando o aprimoramento técnico, tático, físico, e psicológico dos alunos.
Meta → Saúde, bem estar, valores esportivos. Além de desenvolver o grande potencial dos alunos, e a necessidade de se valorizar a formação integral dos mesmos em todos os âmbitos.
A formar atletas, e uma equipe competitiva no colégio, visando uma formação integral do aluno.
Em suma, além da educação básica para o trabalho, o Núcleo é responsável pela preparação para outras práticas sociais, tais como: convivência familiar responsável, participação política, ações de desenvolvimento cultural, social e econômico da comunidade, proteção e recuperação ambiental, práticas e eventos esportivos, preservação do patrimônio cultural e artístico, produções artísticas entre outras. Ou seja,
Em nosso Núcleo são trabalhados, os aspectos esportivos, juntamente com os culturais, e sociais.
1º ano – Português; Artes; Educação Física; Linguagens: Oral, leitura e escrita; Matemática; Ciências/Laboratórios; Inglês; Ensino Religioso; Educação Musical e Expressão Corporal.
2º ano – Português; Artes; Educação Física; Linguagens: oral, leitura e escrita; Matemática; Ciências/laboratório; História; Geografia; Inglês; Filosofia; Ética, Cidadania e Direitos Humanos – Educando para a vida; Ensino Religioso; Educação Musical e Expressão Corporal.
3º Ano – Português; Artes; Educação Física; Linguagens: oral, leitura e escrita; Matemática; Ciências/laboratório; História; Geografia; Inglês, Vida, Solidariedade e Direitos Humanos; Ensino Religioso, Educação Musical/Expressão Corporal.
4º Ano – Português; Artes; Educação Física; Linguagens: oral, leitura e escrita; Matemática; Ciências/laboratório; História, Geografia, Inglês, Filosofia, Ética, Cidadania e Direitos Humanos – Educando para a vida; Ensino Religioso.
5º Ano – Português; Artes; Educação Física; Linguagens: oral, leitura e escrita; Matemática; Ciências/laboratório; História, Geografia, Inglês, Ética, Cidadania e Direitos Humanos; Ensino Religioso; Educação Musical/Expressão Corporal.
6º Ano – Português; Matemática; Ciências; Geografia; História; Inglês; Educação Física; Música e Artes.
A Avaliação do Aproveitamento Escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e a aprendizagem.
Possuimos avaliações sistemáticas, aferindo os conhecimentos com vários instrumentos, provas e outras atividades e assistemática (levando em consideração aspectos comportamentais, valores universais) importantes na formação integral do aluno.
Em avaliações sistemáticas (testando seus conhecimentos em atividades e provas operatórias) e assistemáticas (levando em consideração aspectos de participação, comportamento, assiduidade, entre outros). No entanto, a escola tem preocupação constante com o aprendizado dos alunos, que são avaliados semanalmente, por meio do acompanhamento da aprendizagem .
Tem como objetivo garantir a formação de leitores competentes, que estejam inseridos em práticas diferenciadas de leitura e escrita e possam vivenciá-las de maneira competente e autônoma. Para isso, investe sistematicamente na abordagem de diferentes gêneros textuais, na escrita e revisão de textos e na articulação das práticas de análise linguística com as situações de produção textual e de leitura interrogativa. São inseridas também as linguagens das novas tecnologias.
Trabalho na sala de informática como reforço, fixação.
No Ensino Fundamental I, a matemática é construída de maneira lógica a partir de vivências e grupos produtivos. Os alunos são estimulados a desenvolver o raciocínio na resolução das questões que envolvam todos os eixos: geometria, números, tratamento da informação e medidas, jogos Matemáticos. São inseridos também os recursos tecnológicos, exemplo: plataforma digital.
Trabalho na sala de informática como reforço, fixação.
As aulas são pensadas para o alcance de expectativas de aprendizagem e ocorrem verificações periódicas para avaliar a aprendizagem.
Os alunos visitam a biblioteca ( a sala de leitura) quinzenalmente e escolhem livros para leitura.
Além disso, a professora desenvolve em sala o Projeto Roda da Leitura, que consiste no rodízio dos livros literários selecionados de acordo com a faixa etária dos alunos, com a finalidade de estimular a leitura prazerosa.
Existe também o trabalho de Leitura Guiada, na qual a professora explora a leitura com os alunos em pequenos grupos (5 ou 6 alunos) com a finalidade de desenvolver as habilidades necessárias para um bom leitor.
Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos estudam os gêneros textuais pertinentes a cada série, produzem textos que compõem um livro literário ao final do estudo. Os pais são convidados a apreciar essa construção.
As professoras ficam 15 minutos no horário da entrada e 15 no horário da saída para contatos mais breves e, quando necessário, são agendadas reuniões individuais. Além desses encontros, há reuniões de pais para informações mais gerais, tira-dúvidas e plantões de atendimento. As coordenadoras também estão à disposição para atender os pais em qualquer situação.
O Inglês no Ensino Fundamental I acontece duas vezes por semana e é desenvolvido de forma contextualizada, partindo da realidade do aluno. É trabalhado de forma lúdica para que a criança desenvolva o gosto de aprender um novo idioma. Os alunos são convidados a ouvir histórias, cantar, jogar e fazer atividades comunicativas de maneira bem descontraída, utilizando os filmes e personagens das histórias presentes no livro.
O prazo é de até sete dias.
A obra deve ser devolvida pelo aluno na data estipulada;
A não devolução ou renovação da obra no prazo previsto, resultará em multa e para os casos de reincidência, resultará na suspensão do empréstimo domiciliar.
Em caso de extravio da obra, o usuário se responsabilizará por sua reposição ou pela substituição por outro do mesmo assunto (caso a obra perdida tenha mais de um exemplar igual). Caso só tenha o exemplar extraviado, deverá ser reposta a mesma obra.



