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  • Na Educação Infantil como é o período de adaptação? Os pais podem ficar com seus filhos?
    A adaptação é o momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e as atividades, sentindo-se cada vez mais segura. Antes do início das aulas, na reunião de pais, fazemos uma entrevista com os responsáveis para compor uma ficha com informações detalhadas sobre cada criança. Esse encontro também é uma oportunidade de criar um vínculo entre a instituição e a família e dar maior segurança aos pais. Nesse momento, é importante levantar questões sobre: brincadeiras preferidas, medos, quem está presente no cotidiano da criança, quanto tempo ela costuma passar com os pais, além de cuidados especiais em relação à saúde e alimentação. Com essas informações, fica mais fácil planejar atividades de acordo com os interesses e experiências das turmas. Os pais são essenciais nesse processo. A integração entre família e escola deve acontecer desde o começo. Na escola, é importante que algum familiar acompanhe o pequeno o tempo todo nos primeiros dias, para não deixá-lo sem referência e assim prolongar uma adaptação mais sofrida.
  • Na Educação Infantil quanto tempo dura o período de adaptação?
    Não existe um tempo determinado para essa transição. Em geral, o período da adaptação dura entre uma ou duas semanas, mas depende de cada criança, da família e das experiências vivenciadas anteriormente pela criança relacionadas às separações que já tenha enfrentado.
  • Na Educação Infantil como os pais devem agir durante a adaptação?
    Este momento costuma ser regado a choro e negação da separação. Para evitá-lo, alguns pais aproveitam a distração dos filhos para irem embora despercebidos. Cuidado com esse tipo de atitude: no momento em que a criança percebe que está sozinha, o choro vem acompanhado de um sentimento de abandono e desespero. A despedida é fundamental para a adaptação. "Por mais difícil e doloroso que seja para ambos, construir uma relação com os filhos pautada na confiança e na honestidade é sempre melhor. A clareza da despedida é saudável e necessária. Se a familia encarar a entrada na escola como algo positivo, que gera autonomia, crescimento, amadurecimento e ajuda na socialização, será ótimo para todos. Se for vivenciada como culpa pelo abandono, será difícil para todos.
  • Na Educação Infantil as crianças conseguem desenvolver todas as atividades?
    Os pais devem preparar a ida para a escola com observações como: você vai brincar fazer coisas que não faz em casa, fazer novos amiguinhos, pintar, ir ao parquinho, etc. Depois você conta tudo pra mamãe (ou pro papai). “Quando a criança sabe que poderá contar tudo aos pais, sente-se mais segura, forte e participativa” .
  • Na Educação Infantil as aulas são planejadas?
    O Planejamento é um momento muito importante que possibilita ao professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, por issso é feito continuamente, onde o professor não somente direciona os conteúdos a serem aprendidos, mas faz um processo de acompanhamento para diagnosticar os avanços e dificuldades dos alunos da turma e individual, já que é fundamental o professor levar em consideração as peculiaridades e as especificidades de cada criança, onde cada uma tem o seu modo de agir, pensar e sentir. O professor planeja as atividades de acordo com a faixa etária e as informações recebidas nas entrevistas com os familiares. As propostas podem ser simples, o importante é que não sejam muito diferentes das que farão parte do dia a dia das crianças ao longo do ano, para evitar expectativas frustradas. Roda de histórias, roda de conversa, atividades com pintura, massa de modelar e transformações, brincadeiras ao ar livre com areia, terra ou barro são atraentes para as crianças maiores. Para os menores, é preciso focar nos cuidados essenciais e na manutenção da sua rotina. Levar algo produzido na escola para casa, como um desenho ou uma massinha, é interessante, porque faz com que a criança fortaleça o vínculo entre os dois ambientes.
  • Na Educação Infantil existe acompanhamento dentro de sala de aula?
    Sim,os alunos são sempre acompanhados e observados pela professora e estagiária.
  • Na Educação Infantil quem faz a higiene das crianças?
    Os momentos de higiene pessoal são tão importantes quanto as demais atividades da rotina, pois além de contribuírem para o bem-estar e a saúde ,são oportunidades de relação entre a criança e o adulto e, portanto ,são permeados de afetividade. As trocas são realizadas pela estagiária que utiliza luvas descartáveis e, em seguida lavas as mãos e os antebraços.
  • Na Educação Infantil como se dá o contato dos pais com a escola?
    Temos: agenda,aplicativo e email para manter os pais informados de toda vida escolar do seu filho.
  • Na Educação Infantil existe orientação às famílias?
    Sim,sempre que achamos necessário chamamos a família para orientá-los.
  • Na Educação Infantil há quantas professoras por turma?E quantos alunos?
    Na educação infantil temos um professor por turma e uma estagiária. Alunos: Mat I - 12 Mat II- 15 Jardim I: 25 Jardim II: 25
  • Na Educação Infantil como é o acompanhamento dos alunos?
    Os alunos são observados por todos os professores e fazemos relatório de observação, se necessário chamamos a família para orientá-los a procurar ajuda de um profissional de área específica.
  • Na Educação Infantil existe fonoaudiólogo na escola?
    O Colégio não tem esse serviço, porém temos parcerias com algumas fonoaudiólogas.
  • A Educação Infantil trabalha com esporte?
    Os principais objetivos da atividade física infantil são: o domínio do controle corporal; diferenciar cada parte do corpo através do movimento; a noção de espaço e tempo; melhorar o desempenho em atividades de força, resistência, flexibilidade e velocidade; e cooperar em atividades de grupo.
  • Na Educação Infantil qual a idade-limite para cada nível?
    Maternal I: 2 anos Maternal II: 3 anos Jardim I: 4 anos Jardim II: 5 anos
  • Todas as salas possuem ar-condicionado?
    As salas de aulas são amplas e bem arejadas, na época de calor intenso contamos com ventiladores de parede.
  • Os alunos do Maternal podem usar mamadeira?
    No início, em período de adaptação, sim, com o tempo o ensinamos a tomar o lanche juntamente com os colegas.
  • O que trazer na mochila na Educação Infantil?
    3 fraldas descartáveis e lenço umidecido (caso a criança ainda faça uso) 1 sandália reserva (Maternal I e II) 1 toalha de mão 1 toalha de banho (Maternal I e II) 1 toalha de lanche 1 copo plástico 1 escova ou pente de cabelo 1 lavanda (frasco de plástico) 1 escola de dentes e creme dental
  • Como funciona o inglês na Educação Infantil?
    São utilizados livros específicos e as aulas são ministradas de maneira lúdica, sempre buscando a interação da criança com o idioma.
  • Qual o tipo de calçado que as crianças utilizam na Educação Infantil?
    Preferencialmente tênis para a segurança dos mesmos.
  • Como acontece a parceria da escola com o processo de retirada de fraldas?
    Cada criança é única e precisa ser acompanhada individualmente. Normalmente, qualquer tentativa antes dos 2 anos e meio a 3 anos pode ser frustrante para todos. Observamos neste processo três fases distintas para saber qual o momento de iniciar o “treinamento” e não o “condicionamento”: 1ª fase → a criança consegue te avisar que fez; 2ª fase → a criança consegue te avisar que está fazendo; 3ª fase → a criança consegue te avisar que quer fazer. Obs. O que os pais adotarem em casa precisa ser feito na escola e vice versa.
  • Como a escola reage em relação às mordidas?
    Embora seja comum a ocorrência nas turmas de educação infantil, mais especificamente nas turmas do maternal (crianças com aproximadamente dois anos de idade), a equipe está sempre alerta, desenvolvendo um trabalho junto com a turma, no sentido da prevenção, para evitar que ocorra. Mas, em caso de ocorrência são tomadas as atitudes de trabalho com as crianças envolvidas e os pais são comunicados sobre o ocorrido.
  • Como se dá o acesso à escola e aos alunos (segurança) na Educação Infantil?
    Os portões (sempre) são monitorados pelos porteiros. Possui também sistema de câmeras em pontos estratégicos. Nos intervalos as crianças são monitoradas por inspetoras.
  • O aluno pode frequentar mais de uma modalidade de esporte?
    A Educação Física, no ensino fundamental ou no médio se mostra como um elemento socializador, capaz de aproximar alunos em torno de um nobre objetivo: a prática de esportes. Por tanto, devem ser oferecidas várias modalidades durante o ano, dando condições para que o aluno possa se adequar dentro delas. Oferecemos fora da matriz curricular, como aula extra, modalidades esportivas mais apreciadas por eles, até duas por ano, onde podem fazer as duas. Pois são colocadas em horários diferentes. Nosso Núcleo Esportivo possui duas modalidades, voleibol e futsal. Sim, no Núcleo esportivo os alunos podem participar das duas modalidades, voleibol e futsal.
  • O custo do esporte está incluído na mensalidade?
    Não há custo adicional para o aluno, o Núcleo Esportivo, já faz parte das atividades extras.
  • Há necessidade de apresentar atestado médico para a prática de atividade física?
    É obrigatório apresentar o atestado médico, em especial para treinamentos, competições e torneios esportivos. Além de ser obrigatório, o atestado médico deve conter informações esclarecedoras acerca das restrições as quais a criança esteja sujeita (isto para o caso da criança apresentar alguma restrição médica).
  • As aulas de Educação Física são obrigatórias?
    Sim, salvo para os cursos noturnos, para essas situações a Educação Física é facultativa. Obs. Não temos curso noturno.
  • A disciplina de Educação Física reprova?
    De acordo com o artigo 26, a Educação Física está integrada à proposta pedagógica do Colégio. É componente curricular obrigatório da educação básica previsto na LDB/96. Faz parte de uma disciplina integradora e se tornou importante na formação intelectual, moral e física do aluno. De acordo com a LDB/96 reprova sim, mas existem muitos questionamentos a respeito. Na implementação da terceira LDB em 1996, a disciplina de Educação Física ganhou destaque, deixou de fazer parte de uma disciplina integradora e se tornou importante na formação intelectual, moral e física do aluno. De acordo com o artigo 26, a Educação Física está integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa apenas nos cursos noturnos. Sendo assim, a Educação Física reprova sim.
  • As crianças que fazem esporte na escola podem ser liberadas da Educação Física?
    Não, a Educação física é obrigatória.
  • O que é o Núcleo Esportivo? Qual o principal meta do Projeto? Quais foram as motivações da Escola para a implantação do mesmo?
    Núcleo esportivo, é uma escola de treinamento esportivo nas modalidades de voleibol e futsal, visando o aprimoramento técnico, tático, físico, e psicológico dos alunos. Meta → Saúde, bem estar, valores esportivos. Além de desenvolver o grande potencial dos alunos, e a necessidade de se valorizar a formação integral dos mesmos em todos os âmbitos.
  • A que se propõe o projeto do Núcleo Esportivo?
    A formar atletas, e uma equipe competitiva no colégio, visando uma formação integral do aluno. Em suma, além da educação básica para o trabalho, o Núcleo é responsável pela preparação para outras práticas sociais, tais como: convivência familiar responsável, participação política, ações de desenvolvimento cultural, social e econômico da comunidade, proteção e recuperação ambiental, práticas e eventos esportivos, preservação do patrimônio cultural e artístico, produções artísticas entre outras. Ou seja, Em nosso Núcleo são trabalhados, os aspectos esportivos, juntamente com os culturais, e sociais.
  • Quando o Núcleo Esportivo foi implantado?
    Foi implantado em fevereiro de 2015, ano do Jubileu de Ouro do colégio.
  • Como é o Sistema de Avaliação do Núcleo Esportivo?
    Avaliação pelo método progressivo-associativo, desenvolvimento e evolução dos alunos.
  • Qual o horário de início e término das aulas do Ensino Fundamental I?
    MANHÃ 7h30 às 12h TARDE 13h30 às 18h (7h30 às 12h e 13h30 às 18h)
  • O que acontece se a criança chegar atrasada?
    A Tolerância em relação ao atraso é de 10 minutos, após este limite, será comunicado aos pais, que deverão apresentar justificativa para a entrada do aluno. Obs. A entrada após as 7h20, assim como após as 13h40 será considerada atraso. Nesses casos será enviado bilhete aos pais comunicando o atraso.
  • Quais disciplinas curriculares do Ensino Fundamental I?
    1º ano – Português; Artes; Educação Física; Linguagens: Oral, leitura e escrita; Matemática; Ciências/Laboratórios; Inglês; Ensino Religioso; Educação Musical e Expressão Corporal. 2º ano – Português; Artes; Educação Física; Linguagens: oral, leitura e escrita; Matemática; Ciências/laboratório; História; Geografia; Inglês; Filosofia; Ética, Cidadania e Direitos Humanos – Educando para a vida; Ensino Religioso; Educação Musical e Expressão Corporal. 3º Ano – Português; Artes; Educação Física; Linguagens: oral, leitura e escrita; Matemática; Ciências/laboratório; História; Geografia; Inglês, Vida, Solidariedade e Direitos Humanos; Ensino Religioso, Educação Musical/Expressão Corporal. 4º Ano – Português; Artes; Educação Física; Linguagens: oral, leitura e escrita; Matemática; Ciências/laboratório; História, Geografia, Inglês, Filosofia, Ética, Cidadania e Direitos Humanos – Educando para a vida; Ensino Religioso. 5º Ano – Português; Artes; Educação Física; Linguagens: oral, leitura e escrita; Matemática; Ciências/laboratório; História, Geografia, Inglês, Ética, Cidadania e Direitos Humanos; Ensino Religioso; Educação Musical/Expressão Corporal. 6º Ano – Português; Matemática; Ciências; Geografia; História; Inglês; Educação Física; Música e Artes.
  • Como o aluno é avaliado no Ensino Fundamental I?
    A Avaliação do Aproveitamento Escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e a aprendizagem. Possuimos avaliações sistemáticas, aferindo os conhecimentos com vários instrumentos, provas e outras atividades e assistemática (levando em consideração aspectos comportamentais, valores universais) importantes na formação integral do aluno. Em avaliações sistemáticas (testando seus conhecimentos em atividades e provas operatórias) e assistemáticas (levando em consideração aspectos de participação, comportamento, assiduidade, entre outros). No entanto, a escola tem preocupação constante com o aprendizado dos alunos, que são avaliados semanalmente, por meio do acompanhamento da aprendizagem .
  • Qual é a média exigida pela escola?
    O aluno precisa alcançar o mínimo de 60 por cento dos pontos exigidos. A média é trimestral, média mínima 18.
  • Qual é a concepção do trabalho de Língua Portuguesa?
    Tem como objetivo garantir a formação de leitores competentes, que estejam inseridos em práticas diferenciadas de leitura e escrita e possam vivenciá-las de maneira competente e autônoma. Para isso, investe sistematicamente na abordagem de diferentes gêneros textuais, na escrita e revisão de textos e na articulação das práticas de análise linguística com as situações de produção textual e de leitura interrogativa. São inseridas também as linguagens das novas tecnologias. Trabalho na sala de informática como reforço, fixação.
  • Qual a concepção do trabalho de Matemática?
    No Ensino Fundamental I, a matemática é construída de maneira lógica a partir de vivências e grupos produtivos. Os alunos são estimulados a desenvolver o raciocínio na resolução das questões que envolvam todos os eixos: geometria, números, tratamento da informação e medidas, jogos Matemáticos. São inseridos também os recursos tecnológicos, exemplo: plataforma digital. Trabalho na sala de informática como reforço, fixação. As aulas são pensadas para o alcance de expectativas de aprendizagem e ocorrem verificações periódicas para avaliar a aprendizagem.
  • Quais as ações de incentivo à leitura a escola disponibiliza?
    Os alunos visitam a biblioteca ( a sala de leitura) quinzenalmente e escolhem livros para leitura. Além disso, a professora desenvolve em sala o Projeto Roda da Leitura, que consiste no rodízio dos livros literários selecionados de acordo com a faixa etária dos alunos, com a finalidade de estimular a leitura prazerosa. Existe também o trabalho de Leitura Guiada, na qual a professora explora a leitura com os alunos em pequenos grupos (5 ou 6 alunos) com a finalidade de desenvolver as habilidades necessárias para um bom leitor. Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos estudam os gêneros textuais pertinentes a cada série, produzem textos que compõem um livro literário ao final do estudo. Os pais são convidados a apreciar essa construção.
  • São quantos alunos por turma?
    Em média, 30 alunos.
  • O recreio é acompanhado?
    Sim, cada segmento tem seu horário de recreio para que os mais novos não fiquem junto dos mais velhos. (São acompanhados pelas estagiárias e inspetoras. )Todas as professoras (inspetoras) ou estagiárias descem para acompanhar os alunos.
  • Como é o contato dos pais com os professores do Ensino Fundamental I?
    As professoras ficam 15 minutos no horário da entrada e 15 no horário da saída para contatos mais breves e, quando necessário, são agendadas reuniões individuais. Além desses encontros, há reuniões de pais para informações mais gerais, tira-dúvidas e plantões de atendimento. As coordenadoras também estão à disposição para atender os pais em qualquer situação.
  • Os alunos podem comprar o lanche na cantina?
    Sim, podem. No entanto, os alunos o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I preferem trazer o lanche de casa e lanchar no pátio. Em todos os casos, só se libera refrigerante às sextas-feiras.
  • Como funciona o inglês no ensino fundamental I?
    O Inglês no Ensino Fundamental I acontece duas vezes por semana e é desenvolvido de forma contextualizada, partindo da realidade do aluno. É trabalhado de forma lúdica para que a criança desenvolva o gosto de aprender um novo idioma. Os alunos são convidados a ouvir histórias, cantar, jogar e fazer atividades comunicativas de maneira bem descontraída, utilizando os filmes e personagens das histórias presentes no livro.
  • Qual a idade limite para o 1º ano do Ensino fundamental?
    A criança que estiver completando 06 anos até 31 de junho, do ano correspondente à sua matrícula, poderá ser matriculada no 1º ano.
  • Qual o horário de funcionamento da Biblioteca (Sala de Leitura)?
    De segunda a sexta, das 8h às 17h.
  • De que tipo de obras a biblioteca dispõe?
    Obras de referência: Dicionários. Livros didáticos: Matemática, Português, Ciências, Geografia, História, Filosofia, Ensino Religioso e etc.; Literatura infanto-juvenil, Clássico juvenil, Contos de fada, Fábulas, Poemas, Artes, Religião, Lendas, Gibis e Pesquisas; Materiais especiais: Globo Terrestre.
  • É permitido o empréstimo de obras pela biblioteca?
    É permitido o empréstimo domiciliar de obras para alunos, professores e funcionários. Pesquisas só poderão ser realizadas na sala de leitura. Em relação ao empréstimo de livros: um livro por aluno por semana.
  • Como deve ser feita a devolução de livros à biblioteca?
    O prazo é de até sete dias. A obra deve ser devolvida pelo aluno na data estipulada; A não devolução ou renovação da obra no prazo previsto, resultará em multa e para os casos de reincidência, resultará na suspensão do empréstimo domiciliar. Em caso de extravio da obra, o usuário se responsabilizará por sua reposição ou pela substituição por outro do mesmo assunto (caso a obra perdida tenha mais de um exemplar igual). Caso só tenha o exemplar extraviado, deverá ser reposta a mesma obra.
  • Como é feita a renovação de empréstimos de livros?
    Ao final do prazo de empréstimo da obra, o usuário poderá renová-lo por até mais dois períodos, ficando de posse do livro por até 15 (quinze) dias, caso o livro não esteja reservado para outra pessoa.
  • É possível realizar pesquisas na biblioteca?
    Sim. A pesquisa poderá ser realizada por consultas ao acervo. A biblioteca possui espaços que propiciam o estímulo à leitura e pesquisa.
  • Quais os outros serviços oferecidos pela biblioteca?
    Apoio à pesquisa escolar; Desenvolvimento de atividades lúdicas ( contação de história); Divulgação da produção escolar; Levantamento bibliográfico; Orientação à normatização de trabalhos escolares e científicos;
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