top of page

2º Ano do Ensino Médio visitam o INPE


No último dia 22 os alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida visitaram o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais, em São José dos Campos, como parte das atividades da disciplina de Geografia, com o professor Evandro Nogueira.

Inicialmente a turma foi recepcionada por Márcia Alvarenga, pesquisadora do INPE, que explicou as divisões e funcionamento da instituição. Depois, o pesquisador e meteorologista Marcos Barbosa Sanches ministrou a palestra “Mudanças climáticas: o que tenho a ver com isso?”, na qual, além de introduzir a temática das mudanças climáticas de modo geral, buscou gerar o questionamento e conscientização entre os jovens sobre o quão responsáveis somos, cada um de nós, por meio das pequenas ações, impactando no conjunto de interferências que a sociedade tem produzido sobre a dinâmica ambiental do planeta.

Após a palestra os estudantes foram guiados pela pesquisadora Márcia até o Laboratório de Integração e Testes (LIT), local onde são desenvolvidos e executados diversos tipos de testes com satélites que serão enviados ao espaço, buscando submetê-los às condições de temperatura, pressão, acústica e vibrações que enfrentarão. No momento da visita foi possível observar o Satélite Amazônia, em fase de testes, que deve ser enviado ao espaço em 2019.

Consideramos esse tipo de atividade fundamental para a formação e complementação curricular dos nossos alunos, além de despertar e incentivar o gosto pela produção científica, uma área fundamental para o desenvolvimento do país e que nem sempre recebe o devido valor.

Paz e Bem!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page